III SEMINÁRIO DA MEMÓRIA
O SEMINÁRIO DA MEMÓRIA finalizou o ano de 2024 da pesquisa que objetivou a nutrição da Plataforma Digital Memória Viva VR. A presença dos agente da construção da história da cidade, foi aguardada e recepcionada por toda a Equipe! Dia 30/11, a partir das 8:30, no Auditório da Biblioteca Raul de Leoni.
Os resultados das análises e discussões estão na REVISTA EMSAIOS DA MEMÓRIA, Volume 02, 2024, nesta página.






O III SEMINÁRIO DA MEMÓRIA, ocorrido em 30 de novembro de 2024, fez refletir a espacialidade material e imaterial da Vila Santa Cecilia e sua representação como patrimônio cultural do lugar Volta Redonda. Promovido pelos pesquisadores do Projeto de Iniciação Científica do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB FERP, objetivou dar continuidade às reflexões de conteúdo da Plataforma Digital Memória ViVa VR. A presença de um público interessado na História, Memória e Qualidade da cidade nos encheu de expectativas com relação a busca de um futuro mais sustentável e de compromissos coletivos mais ajustados. Muito obrigada pela participação @julio_bentes , @nanda.calhau , @gerval_de_almeida , @damiana_bastos_de_almeida , @1982.ayrton , @amanda.gomes.cult e a parceria institucional sempre importante da Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda, @culturavoltaredonda






Uma alegria estarmos, nesse 15/12/2021, lançando esse espaço virtual que pretende ser de informação, trocas e debates sobre a história, a memória e a cultura urbana do lugar Volta Redonda. O projeto nasce do desejo de reunir a informação sobre os acervos, as fontes e os trabalhos de pesquisas existentes e em construção sobre a cidade e, ao mesmo tempo, nos colocarmos, como Curso de Arquitetura e Urbanismo dessa instituição – o Centro Universitário Geraldo di Biase – UGB, como interlocutores potentes quando o assunto é a construção material e cultural desse espaço.
Temos muito a agradecer aos gestores do UGB que acolheram essa proposta, não só como fonte de pesquisa e formação acadêmica viva e potente para os estudantes, mas como algo a ser reconhecido e ancorado institucionalmente em suas redes sociais.
Agradecemos as Pró-Reitoria Acadêmica, na figura da professora Elisa Alcântara, a Pró- Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e extensão – PROPPEX, nas pessoas do Dr. Francisco Sampaio e de sua Assessora, a Professora Lucia Costa. Agradecemos ao Diretor do Instituto de Humanidades e da Saúde, professor Júlio Dias, a Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Yone dos Santos Ravaglia e a Professora Renata Fortini, Apoio à Coordenação. Agradecimentos ao Welington Fortes, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do UGB por todo o apoio e aos parceiros que toparam iniciar esse trabalho a partir dos eventos remotos: Marlice Azevedo, Alberto Costa Lopes, Sergio Fernandez, Roberto Pimenta da Cruz, Isabel Rocha, Paulo Célio Soares, Marlene Fernandes, Claudia Virgínia Cabral de Souza.
Aos alunos pesquisadores, todo o nosso agradecimento pela dedicação e positividade com o trabalho. Citamos especialmente Celeste dos Santos Vasconcelos; Egle Aparecida Nogueira; Gabriela Souza de Oliveira; Ianca Camargo Thouin de Souza; Jean Vitor de Oliveira Campos; Maria Clara da Conceição Castilho; Pedro Henrique Ferreira Alves; Filipe Rodrigues.
Desde a concepção do Projeto em 2020, interrompida pelo primeiro ano da pandemia, até a sua retomada em 2021, só avançamos: construímos método de produção de conteúdo, o desenho instrucional da Plataforma (website), montamos conceitualmente e estruturalmente a Plataforma e agora a lançamos. Tudo isso com muito carinho em reuniões semanais de muito aprendizado. Esperamos poder avançar, a cada ano um pouco mais, sem pressa e em permanente atenção a leitura da Memória, vivenciando-a no tempo presente na expectativa de construção de um futuro muito melhor para Volta Redonda e todo o nosso Vale do Paraíba Fluminense.
Queremos dar visibilidade aos pesquisadores, às temáticas da urbanização (Habitação, Circulações, Infraestrutura, a produção material da Arquitetura e do Urbanismo), aos lastros da economia, à Cultura. Fazer compreender o espaço articulado entre a sociedade e a materialidade construtiva do Lugar Volta Redonda. Desejamos Sorte para todos nós, hoje e nos anos que virão.
Em tempo: Uma saudação ao dia dos Arquitetos e Urbanistas nesse dia dedicado a celebrar essa gente cada vez mais reconhecida por qualificar espaços e transformar vidas.
WEBSITE
http://plataformavivavr.ugb.edu.br
EMAIL DA PLATAFORMA:
memoriavivavr@gmail.com
INSTAGRAM
@memoriavivavr
FACEBOOK
UGB – Plataforma Digital Memória Viva VR

A concluinte do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Renata Guimarães Saleh, defende seu TCC sobre a Cidade de Volta Redonda. A autora aponta os excessos da privatização da CSN e informa sobre a estrutura que vai sendo decodificada em prédios icônicos como é o caso do Escritório Central da empresa. O trabalho contou com o auxílio do trabalho acadêmico do UGB e já está disponível em nossa bibliografia.
ACESSO DIGITAL AO TRABALHO:
https://drive.google.com/file/d/1_-ru7XsW3aWjO3dFxl_w6ucwuMoj8wwF/view?usp=sharing