IPPU – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda
Autarquia criada no final da década de 1970 adjunta à Prefeitura Municipal de Volta Redonda aos moldes do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba). A instituição já foi responsável por planejar e projetar a mobilidade urbana volta-redondense, realizar estudos sociais sobre a população e comportamento dentro do ambiente urbano, idealização de projetos arquitetônicos de praças e prédios públicos como escolas, hospitais, postos de atendimento e prédios administrativos, além da fiscalização de obras e aprovação de projetos arquitetônicos.
A sede da instituição fica localizada no bairro Aterrado em Volta Redonda e dispõe dos acervos utilizados na prestação dos atuais serviços disponíveis, documentação de projetos de construções e paisagismos públicos, tombamentos históricos, livros técnicos destinados ao uso interno e um pequeno repositório de imagens. Tal material compõe-se de relatos da criação do município de Volta Redonda, através de fotos e mapas a partir do início do século XIX, quando a principal atividade comercial na região era a agropecuária, passando pelos áureos tempos do aço até os dias atuais.
Com sua atuação pioneira na construção da cidade, o IPPU e seu material referencial mostra-se parte importante nos estudos de planejamento urbano municipal e regional. A instituição acompanhou o desenvolvimento e crescimento de diversos bairros nos limites municipais dando especial atenção ao amplo acesso e disponibilidade de serviços fundamentais como: saneamento, saúde e lazer. Atualmente o Instituto desenvolve projetos de mobilidade urbana e de projetos públicos e dedica-se a realização de um plano diretor progressista que traga qualidade de vida para a cidade de Volta Redonda.
Acesso Digital: http://www2.voltaredonda.rj.gov.br/ippu/
acesso em 03 de junho de 2021.
Pesquisa: Pedro Henrique Ferreira Alves, 2021.
Síntese: Jean Vitor de Oliveira Campos, 2021
INSTITUIÇÃO: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda IPPU-VR, informações atualizadas em 2022:
DESCRIÇÃO: O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda é uma autarquia afiliada a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, já teve como função o estudo social e urbano da cidade de Volta Redonda para fins projetuais da malha urbana municipal. Hoje, situado no bairro Aterrado, dedica-se a produção de Projetos Institucionais e apresenta um acervo fotográfico reduzido, mas muitas plantas e desenhos técnicos de edificações públicas históricas.
LOCALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA: https://www.voltaredonda.rj.gov.br/8-interno/82-ippu/
ENDEREÇO: Av. Paulo de Frontin, 457 – Aterrado, Volta Redonda – RJ, 27215-580
PESQUISA E RESENHA: PEDRO HENRIQUE FERREIRA ALVES
CLUBE FOTO E MUSEU DA MEMÓRIA DO TRABALHISMO BRASILEIRO (ANTERIORMENTE CLUBE FOTO FILATÉLICO E NUMISMÁTICO DE VOLTA REDONDA)
O Clube Foto Filatélico e Numismático, cuja sede foi projetada pelo Arquiteto Ricardo Tommasi, foi fundado em 31 de março de 1954 sob a égide da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, pouco antes da emancipação de Volta Redonda, em terreno cedido pela empresa para montagem de um foto-clube que hoje reúne um grande acervo de relevância histórica para Volta Redonda e região, que apresenta a formação urbana industrial, com a criação da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, ao então 8º distrito de Barra Mansa, Santo Antônio da Volta Redonda e a criação da cidade moderna que acompanharia a Usina para que abrigasse os funcionários de diferentes níveis hierárquicos da empresa, retratando em fotos o novo contexto urbano da época, a vida e eventos sociais e cotidiano.
O Clube, que atualmente atende apenas por CLUBE FOTO, é reconhecido em diferentes níveis pela sociedade e governo e possui as seguintes condecorações: título de utilidade pública municipal (1954);Título de utilidade pública estadual (1986), pelo então governador Leonel Brizola, foi reconhecido pelo Ministério da Cultura (1983) e com sua funcionalidade tombada devido sua relevância histórico-cultural (1992).
Presente nas instalações do clube no bairro Vila Santa Cecilia em Volta Redonda desde 2012, temos o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, única instituição museológica da Cidade do Aço, reconhecida pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus.
Acessos Digitais:
http://clubefotovr.blogspot.com/
acesso em 13 de setembro de 2021.
https://www.museudotrabalhismo.com.br/
acesso em 13 de setembro de 2021.
http://www.ipatrimonio.org/volta-redonda-clube-foto-filatelico-e-numismatico/
acesso em 13 de setembro de 2021.
LOCALIZAÇÃO: MUSEU DO TRABALHISMO: https://www.museudotrabalhismo.com.br/
ENDEREÇO: R. Dezenove, 21 – Vila Santa Cecília, Volta Redonda – RJ, 27262-300
Pesquisa: Pedro Henrique Ferreira Alves, 2021.
Texto Verbete: Jean Victor de Oliveira Campos, 2021
PORTAL DIGITAL VR ABANDONADA (INSTAGRAM) DESCRIÇÃO: O VR Abandonada é uma página no Instagram, mantida pelo estudante Alexandre Fonseca e hoje é a página de maior engajamento em sua causa na região Sul Fluminense. O projeto visa informar e sensibilizar a população de Volta Redonda sobre as ocorrências de negligências públicas ou privadas com o patrimônio histórico e cultural da cidade e sua população. LOCALIZAÇÃO: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/vr_abandonada/ PESQUISA E RESENHA: PEDRO HENRIQUE FERREIRA ALVES |
CENTRO DE MEMÓRIA DO SUL FLUMINENSE – CEMESF, Genivaldo Luiz da Silva – UFF
DESCRIÇÃO: Instituição parte do contexto de finalização dos trabalhos da Comissão Municipal da Verdade de Volta Redonda, 2014-2015, buscando abrigar o acervo recolhido. Esse acervo reúne documentos do período da ditadura militar brasileira e a instituição busca sua ampliação através da coleta de depoimentos e doações de arquivos pessoais de famílias pioneiras da cidade de Volta Redonda. Reúne, especialmente, acervos pessoais do sindicalista Genival Luís da Silva, doado pelo mesmo, e de Rosalice Fernandes, filha de um militante histórico, sindicalista, ativista política.
LOCALIZAÇÃO: CEMESF-UFF: http://cemesf.vr.uff.br/
ENDEREÇO: Universidade Federal Fluminense, Campus Aterrado. Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
PESQUISA E RESENHA: PEDRO HENRIQUE FERREIRA ALVES